segunda-feira, 2 de março de 2015

Quem sabe o que é Rapadura???



Bom dia!!!

Quem sabe o que é rapadura??
Eu nunca tinha ouvido falar em tal coisa até
que a minha mãe me perguntou...
Viu um programa brasileiro da Ana Maria Braga em que
ela fazia um bolo com este ingrediente e ficou curiosa,
perguntou a uma vizinha brasileira aonde podia comprar e
ela disse que cá não arranjava mas que a irmã vinha a portugal
e trazia. Dito e feito!!




Curiosidade:

Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavado. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual . Como o açúcar granulado humedecia e melava facilmente, os tijolos de rapadura eram facilmente acomodados em sacolas de viajantes, resistindo durante meses a mudanças atmosféricas.

A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição.

O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.

É típica do nordeste do Brasil.


Acabou me dar o pedaço e eu é que fiz o bolo!
Amanhã já mostro como ficou.
Fiquem bem.

3 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar,mas não sabia o que era( e sou açoriana,eheh).

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia,...fiquei curiosa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!!! Volte sempre!